quarta-feira, abril 23, 2008

Ferramentas úteis da "web 2.0" - Google Apps

Falando mais um pouco sobre o Google Apps, ferramenta que acho bem interessante para micro, pequenas e médias empresas do Brasil que queiram disponibilidade de seus arquivos (docs, planilhas e apresentações comerciais) altamente disponíveis através da internet para seus clientes.

A Google Apps na verdade é uma grande promessa ainda, mas que já possui alguns cases de implementação bem-sucedida pelo mundo afora. Quem já ouviu mais cases por aí é só deixar os links no comentário para vê-los.

O vídeo (em inglês) a seguir é uma apresentação dos "cabeças" da Google: Eric Schmidt (CEO/Presidente) e Douglas Merrill (CIO/VP) sobre a ferramenta e suas aplicações.



Estou no início da implementação e execução de testes desta ferramenta para usá-la em duas situações distintas:

  1. Como minha aplicação padrão para o meu domínio pessoal/profissional (www.danilosneto.com) para onde migrarei este e outros blogs que mantenho, meu portfolio, documentos profissionais (projetos executados ou em execução, templates de doc's, apresentações e planilhas) e meus e-mails.

  2. Como aplicação em órgão público no qual estou propondo implantá-la como parte de uma proposta de serviços.

Os recursos que esta ferramenta disponibiliza são:
  • Documentos & Planilhas Google (Docs & Spreadsheets).
  • GMail para e-mails corporativos (@seudominio[.com|org|net|...][.br]).
  • Google Agenda (minha preferida, veja o porquê).
  • Painel de Controle para gerenciamento dos usuários, dos arquivos disponíveis e outros recursos.
  • Integração com Google Talk para usuários do mesmo domínio.

Alguns itens que observo serem essenciais para a rápida adaptação nesta ferramenta:
  • Muitas pessoas já possuem GMail e já estão habituadas ao uso dos recursos disponibilizados.
  • Aqueles itens adicionais aos quais não estão habituados (caso do Docs & Spreadsheets), a migração deverá ser gradual — em detrimento das aplicações de escritório "client-side" em arquivos não-críticos onde não são usados recursos avançados do produto (como planilhas de várias abas com as funções mirabolantes em VB, ops).
  • Observo o pouco tempo na adaptação e migração dos usuários de e-mails para esta nova plataforma.

Continuarei na avaliação destes itens nas implementações que executo/executarei nos próximos meses darei mais notícias sobre o assunto.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.com.br