Yahoo, Flickr e Visão de Negócios de médio a longo prazo - "Lembram do XEROX Alto?"
Este é um breve artigo motivado pela leitura de um link (sobre como o Yahoo! matou o Flickr) enviado pelo meu amigo Giuliano Rodrigues de Souza (da Nitrum Comunicação Digital de Londrina Paraná) em (Yahoo matou Flickr).
Ê Giu... isto me lembra de 3 casos que a "Visão de Negócios" de médio a longo prazos foi deixada de lado pra tentar se manter o paradigma atual do mercado ("status quo", "mar vemelho" etc.) sem observar os USUÁRIOS/CONSUMIDORES de um produto...
FATO 01
Steve Wozniak ("Woz", co-fundador da Apple) trabalhava na HP fabricando calculadoras. Ele montou o Apple I e, seguindo sua ética, ofereceu à HP ANTES de abrir a Apple... inúmeras tentativas de reuniões depois, a HP respondeu "Não PRECISAMOS de seu protótipo, afinal, quem compraria um COMPUTADOR 'PESSOAL'. Somos fabricantes de calculadoras...".
FATO 02
Os nossos "camaradas" Larry Page e Sergey Brin ofereceram ao próprio YAHOO! O engine de buscas "PageRank" por, na época, "módicos" USD$ 1 milhão. Ao que o Yahoo respondeu "Não estamos interessados, BUSCAS não são nosso CORE BUSINESS" e por aí vai...
FATO 03
XEROX PARC (preciso falar algo a mais desse caso!?). Ah, se a XEROX tivesse implantado as pesquisas que ELA JÁ HAVIA ADQUIRIDO/PATROCINADO, não existiriam hoje (ou não com tanta pujança): Microsoft, Apple e todas que se valem da plataforma PC Desk/Laptop.
Pesquisas patrocinadas no PARC:
- GUI, interface gráfica com usuários.
- Xerox Alto - protótipo de Desktop PC.
- mouse e outros utilitários.
Yahoo, infelizmente HOJE, colhe os frutos da ótica de ter se posicionado como "lista telefônica" lá atrás - e ainda persistir com este padrão / modelo mental por escolha/direção ou congelamento de board - inércia em um mercado muito grande/ágil...
O fim das coisas é que...
A História de hoje está aí para provar que este pessoal (os "board directors/C's alguma coisa" da Yahoo, Xerox, HP) muitas vezes buscam "manter o core business" e se esquecem de olhar mais adiante... guardadas as proporções, é o mesmo fator que impede o gado, na fila do abatedouro, de não ver o final da linha reta em que ele se encontra...
"No discurso uma coisa é uma coisa e outra coisa..."
OK, Brasil para nossa quixotesca busca pela tão propalada "INOVAÇÃO" INFELIZMENTE nos é cerceada por inúmeras vezes a busca por excelência, por processos, por modelos que nos permitam a "Visão de médio a longo prazos" pois, a não ser que se trabalhe concursado para governo/estatais / empresas de demanda contratada, empresas do mundo real têm de planejar o que vão fazer/vender/produzir a fim de alimentar todos os elos da cadeia de valor...
"As regras são estas..." será que deveriam sê-las? É uma dúvida.
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